sábado, 27 de junho de 2015

A maior surpresa dos últimos tempos: Toronto (na primavera)!

Nossa, impressionante como Toronto me surpreendeu!
Eu vendo muito esse destino para intercâmbio e confesso que sempre pensava porque a pessoa escolhia Toronto, me parecia tão monótono!
Imaginem a minha surpresa quando essa foi uma das minhas cidades favoritas do mundo!

Minha impressão sobre Toronto

Primeira coisa: é uma injustiça tremenda com Toronto ser comparada com São Paulo! Desculpem-me paulistanos, eu não gosto de São Paulo, então essa comparação pra mim foi muito rasa! Toronto tem MUITO mais a oferecer do que a sua fama de arranha-céus e concreto. Tem atrativos naturais lindos, tem praias, tem segurança, tem qualidade de vida, tem muita bicicleta, tem paz, tem passarinhos cantando, tem casas lindas, tem tranquilidade, além de todo o outro tão falado lado "urbano" cheio de opções de entretenimento e "cover" de Manhattan!

Resumindo, é uma cidade completa, não falta nada! Por mim, me mudaria pra lá amanhã se pudesse. Nunca tinha pensado em um dia fazer um curso no Canadá ou morar lá, e a partir dessa viagem comecei a pensar. Uma das coisas que mais me impressionou lá foi a multiculturalidade. Apesar de eu já saber disso há tempos, é muito mais do que imaginei. Lá não existe preconceito ALGUM quanto a estrangeiros, sotaques, cor, religião, etc. Qualquer um que estudar e se qualificar pode obter um emprego tão bom quanto no seu país natal, não existe aquela coisa como por exemplo nos Estados Unidos, Inglaterra ou até mesmo Austrália, de que o "estrangeiro sempre será o estrangeiro" e terá subempregos para sempre. TODOS são estrangeiros, por isso não há essa diferenciação. Então, é inevitável pra quem sai do Brasil e chega num país tão multicultural, com tanta oportunidade e qualidade de vida, não pensar em tentar a vida lá!

Transporte público em Toronto

A cidade possui metrô, ônibus e bondes elétricos. Eu usei todos eles e achei todos muito eficientes.
O metrô é o mais usado e chega bem rápido, só achei um pouco confuso pois em vez de a direção ser definida pela última estação daquela linha, a direção é definida por Norte, Sul, Leste e Oeste. Como a linha principal é em forma de "U", fica muito difícil dentro de um "U" saber o que é Norte e o que é Sul. Eu sempre tinha que olhar no mapa da estação pra saber qual direção pegar.
Pra quem vai ficar mais tempo, não existe tanta opção de passes quanto Montreal. Em Toronto o TTC (nome do sistema de transporte integrado) só tem a opção de viagem única (CAD 3), semanal (CAD 40) ou mensal (CAD 142).

Esse é o bondinho de Toronto


Regiões de Toronto
As melhores regiões de Toronto para se hospedar são nas proximidades da Yonge Street (quanto mais próximo de Dundas Square, melhor) ou da Bloor Street, em Yorkville. Não recomendo ficar na Yonge em si pois é muito barulhenta, movimentada e meio suja. Mas é possível ficar bem próxima a ela porém em áreas bem tranquilas a uma curta caminhada. Mas é importante dizer: não fique a viagem toda na região da Yonge, Toronto é muito mais do que isso e é só se afastar um pouco dela pra sentir toda a qualidade de vida e tranquilidade da cidade. Yorkville por exemplo é um bairro encantador, super bonitinho com lojinhas, restaurantes e tudo muito elegante. E não deixe jamais de ir a Toronto sem visitar Toronto Islands (mais abaixo dou detalhes).

Dundas Square, não é igual a Times Square??

Dundas Square à noite... Não sei se parece mais com Piccadilly Circus ou Times Square.


Hospedagem em Toronto

Eu me hospedei em dois lugares de padrões bem diferentes:

*McGill B&B - Uma pensão/bed & breakfast bem caseira, tem somente 6 quartos. Não pareceu nunca que eu estava em um hotel, e sim na casa de alguém (fantasma), pois não tem recepção, só uma sala de estar na qual o dono nunca estava. Não é horrível, mas achei meio mal assombrada a casa, porque fiquei num quarto no subsolo, embaixo de uma escada, que tinha muitossss bichos estranhos, tipo lacraias ou sei lá o que, no teto. A localização vale muito a pena porque fica a 1 quadra da Yonge Street, onde fica tudo e também várias estações de metrô. O café-da-manhã é maravilhoso porque o dono abre a sua cozinha que tem TUDO: frutas de todo tipo, cereais variados, leites diversos, iogurtes, Nutella, geléias, pães e muffins, rosquinhas, etc. Mas no geral, não recomendo o local, acho que a maioria das pessoas não teria aguentado 4 noites lá como eu. Algumas fotos abaixo:



Onde me hospedei nos primeiros 4 dias

Mesa de café da pousada

Quarto da pousada


*Intercontinental Yorkville - Hotel fantástico, um dos melhores que já me hospedei no mundo. Localização maravilhosa, na frente do Royal Ontario Museum, no coração da Bloor Street, uma das ruas mais centrais. O quarto é enorme, tem escrivaninha, máquina de café, chás, baywindow, banheiro enorme e uma cama king gigante e confortabilíssima. Hotel de primeira linha, recomendo mega pra quem tiver condições. Não sei o preço pois fui a trabalho e quem pagou foi a escola canadense que me recebeu lá. Vou botas algumas fotos aqui:



Quarto do Intercontinental

Baywindow do quarto, com vista para o bar do hotel

Clima em Toronto

Como a maioria já sabe, o inverno em Toronto é bem rigoroso, com médias de 5 graus Celsius negativos, podendo chegar a 30 negativos durante nevascas! O inverno é longo e começa lá por outubro, indo até abril. Em maio, quando estive lá, já estava bem agradável e peguei dias bem quentes, na maioria dos dias usei regata, mas me falaram que foi um calorão fora de época. Agora em junho por exemplo, as médias ficam entre 15 e 20.
O verão dura de maio a agosto e tem temperaturas amenas, esquentando mais só em meados de julho, quando as temperaturas podem chegar a 35-40 graus. Quem quiser saber mais sobre o inverno em Toronto, vá para o post Inverno em Toronto.

Vida noturna em Toronto

A noite de Toronto só perde para Montreal, por conta da maior quantidade de universitários. Mas da mesma forma as baladas e bares ficam abertos até as 2 horas e tem alguns lugares que passam desse horário.
As regiões com os melhores bares são Yorkville e a Queens Avenue West.
Eu fui em poucos lugares pois estava lá à trabalho, vou citar os que conheci:

*The Raq - Barzinho bem legal com um bar enorme, pista de dança pequena e mesas de sinuca. Gostei por ter várias opções em um só lugar.

Jogando sinuca com os agentes do famtrip e o staff da ILAC

*Amber - Restaurante, que depois vira bar-boate, mais sofisticado que o Raq, tem uma parte interna e um terraço aberto. Muito legal!

Meninas no Amber

Galera do famtrip no Amber

Atrações turísticas de Toronto

*Toronto Islands - O lugar que mais gostei de Toronto! É um conjunto de 3 ilhas (Centre Island, Ward's Island e Hanlan's Point) que fica em frente à cidade, a 15 minutos de ferry boat. Só abre para visitação no verão (maio a setembro). É um passeio fantástico, o ideal é alugar uma bicicleta para poder ir pra todos os cantos. O que mais me encantou foram as casas lá em Ward's Island, que coisa mais linda, que vontade de morar lá - eu e toda a população canadense, diga-se de passagem, porque é o lugar mais concorrido da cidade para morar, tem lista de espera de anos porque é raríssimo alguém vender uma casa lá. Não entram carros em Toronto Island, então o lugar é de uma tranquilidade e beleza incríveis, tudo isso a poucos minutos de barco do centro de Toronto e com uma visão maravilhosa do skyline da cidade!

Mapa das ilhas


Área de piqueniques


Pedalinhos

Pegando um solzinho
Vista do skyline de Toronto, em Toronto Islands

A gaivota com a qual eu compartilhei minha pizza de almoço :)

A prainha de Centre Island

A maravilha e a tranquilidade de morar em Ward's Island, e ainda com essa vista

Pedalando à beira do lago Ontario em Toronto Irlands


*CN Tower - É um clássico, mas não visitei. Sydney e Auckland têm torres muito parecidas que eu já tinha visitado, então como o ingresso é bem caro, resolvi passar dessa vez. Mas quem sabe numa próxima?! Pros corajosos, o destaque é o Skywalk, onde se pode andar ao ar livre no topo da torre, e inclusive ficar pendurado por cabos de costas sobre o vão. #medo

CN Tower e o skyline de Toronto no pôr-do-Sol, lindíssimo!
Skyline, CN Tower ao centro

*Eaton Centre - Maior shopping de Toronto e se não me engano, do Canadá. É o paraíso da mulherada, todas as maiores lojas do mundo têm sede lá! Muitas opções pra comer também e fica bem no centro da cidade, dá pra dar uma passada várias vezes. Os preços em Toronto são muito parecidos com os dos Estados Unidos, beeem pouquinho mais caro, mas dá pra comprar bastante!

Eaton Centre

*University of Toronto - A maior universidade do Canadá fica exatamente no coração de Toronto. Vale passar por dentro dela ao passear pelo centro pra dar uma olhadinha e sentir como é o clima universitário canadense e ver os prédios construídos em 1800.

Campus da University of Toronto

Prédio histórico da University of Toronto


*Distillery District - Destilaria de 1832 em estilo vitoriano desativada há 30 anos, acabou se transformando em um lindo complexo de cafés, lojas e restaurantes, É legalzinho, mas confesso que depois de tanta propaganda, esperava um pouco mais. As lojas lá são caríssimas e os cafés com opções bem restritas.



Distillery District

Distillery District <3


*Casa Loma - Antiga residência do Sir Henry Mill Pellat, um financista do início do século XX. Hoje em dia é tipo um castelo-museu. Pode visitar a parte interna e todos os cômodos, mas eu só visitei a parte de fora e os lindos jardins, por falta de tempo.

Casa Loma

Fachada da Casa Loma

*High Park - Maior parque da cidade, no início da primavera as árvores com florzinhas rosas começam a florescer e eles chamam isso de "Cherry Blossom", é liiindo (foto abaixo)! Tem também áreas para piquenique, zoológico, quadras de esportes, laguinho e tudo mais que torna esse parque agradabilíssimo.



*Royal Ontario Museum (ROM) - Não entrei pois não sou fã de museus e depois de me decepcionar com vários ao redor do mundo, parei de ir. Mas o hotel que fiquei era na frente, então pude notar a modernidade louca da fachada desse museu, que muitos moradores da cidade foram contra.

Fachada do ROM - eu gosto desse toque de loucura no meio da cidade, acho irreverente.


*Tim Hortons - Café versão canadense e muito melhorada do Starbucks, tem em toda esquina e  em todos os shoppings. Não deixem de provar os donuts, são fantásticos!!!


Ice Chocolate do Tim Hortons, e de lambuja uma propaganda da minha escola preferida em Toronto, a ILAC ;)