domingo, 13 de fevereiro de 2011

Bangkok - dia 1!

Aqui em Bangkok é tanta coisa diferente, tanta informação, tanta foto, que vou ter que atualizar mais de uma vez!! Até pra eu mesma lembrar depois, se não esqueço tudo!

Hoje meu dia foi cheio, afinal só tenho 2 dias aqui pra ver tudo! Saí com a ideia de começar o dia no Grand Palace e terminar no Siam Paragon, um shopping enorme, já que, ao contrário da Austrália, aqui os shoppings ficam abertos até o horário normal, 22h.

MASSS... É domingo e as pessoas estavam loucas na rua, as "coisas políticas" aqui são divididas entre os "Yellow Shirt" e os "Red Shirt" - só sei que quem está atualmente no poder são os Yellows, e que os Reds são os democratas. A zona do Grand Palace é a dos Red Shirts, então o trânsito por lá tava horrííível (o trânsito de Bangkok é famoso por ser horrível, a la São Paulo), cheio de gente de vermelho e caminhões com gente em cima, tipo trio elétrico. Eu pensei bom, estourou algo aqui, Bangkok é o novo Egito e eu não tô sabendo! Só depois fui saber que todo domingo é assim, e que não existem brigas normalmente. Embora ano passado tenha tido uma briga feia. Enfim, o taxi demorou séculos pra chegar - ainda bem que os taxis aqui têm um preço ridículo: atravessamos a cidade toda congestionada, 45 min no taxi e deu 4 dólares...kkk!

Enfim, quando desci na frente do Grand Palace, um motorista de tuk-tuk veio me dizer que só abria as 16h (eram 11h), e que ele podia me levar pra ver 3 templos famosos e retornar as 16h, por apenas 40 baht (equivalente a 1 dólar). Tudo isso num inglês terrível, mímicas e mapa, claro. Em geral as pessoas não falam NADA de inglês realmente, os taxistas não sabem nem o nome das atrações em inglês, eu tenho que apontar no mapa. Então eu, já sabendo desse tipo de golpe, entrei no tuk-tuk e falei "mas eu quero ir direto pro templo, sem paradas, por favor". Ele disse "Ah não, eu vou te levar numa loja que tá em promoção, ótima" (golpe clássico de Bangkok, eles têm parceria com as lojas, param em várias e ganham comissão do que eu comprar, dizem que o cara não sai do lugar enquanto tu não comprar), eu insistia que não, e ele insistia que sim, até que eu disse que pagava o dobro pra ele ir direto pros templos e então ele me mandou SAIR do tuk-tuk!!!!!!! Hahahahahaha!!! Fiquei puta da cara e saí, ainda na frente do Grand Palace. O grande problema é que eu não caí no golpe dele mas caí na mentira de que o negócio só abria as 16h e saí caminhando rumo a um outro templo ali "perto". Mas caminhei muito tempo, e o pior: no meio dos Red Shirts. Foi assustador mas engraçado! hahahah eu era a ÚNICA ocidental naquele local andando na rua...mas não era perigoso, as pessoas tavam mais preocupadas com a passeata mesmo. Atravessei uma praça que tem muita barraca de comida, foi um dos momentos mais típicos até agora, cada comida que vocês não imaginam! Nojento!! Não vi insetos ainda, mas tinha panelões de sopa de óleo com macarrão boiando, no sol! Acho que um ocidental morre se comer isso. hehehe. Quando eu tava andando lá lembrei de uma frase do Zeca Camargo no livro "A Fantástica Volta ao Mundo", ele diz que aqui em Bangkok seria preciso ter mil narizes, e realmente, é uma absoluta verdade! Nunca estive em uma cidade com TANTOS cheiros diferentes - às vezes bons, às vezes ruins, às vezes terríveis. Acho que quem tem estômago fraco deve enjoar muito fácil aqui. Mas é fantástico!! - perdoem o trocadilho, não achei palavra mais adequada, hehe. Se existisse um gravador de cheiros, ele ia estourar de tantos registros!


Depois de conseguir finalmente atravessar, cheguei ao Wat Ratchanadda (Loha Prasat), um templo (Wat em thai é "templo"). Esse lugar aqui:



Mais fotos depois do texto, se não vou ter que ficar dividindo e demora muito. Como em todo lugar aqui, tem que tirar o sapato pra entrar. Eu pensei que o chão era limpo, mas não, é sempre sujo. Os pés ficam pretos, um terror...mas, faz parte. Foi o único lugar que consegui falar inglês, pois uns americanos vieram conversar, e como tem pouquíssimos ocidentais em Bangkok, quando se veem normalmente puxam papo. Depois de lá fui até um outro templo que fica perto, o Wat Saket (Golden Mount). Este:

Foto roubada da internet - acho que isso é só uma réplica, pq o negócio é muuuito maior!

É lindo, mas tem escaaaada que é um horror, quase morri de cansaço e calor, fora a quantidade absurda de turistas. Bangkok é muuito quenteee e abafado - isso que aqui é "inverno"!! Cansada demais para andar no meio dos Red Shirts novamente, tentei voltar ao Grand Palace de taxi, mas ele disse que não dava porque as ruas tavam fechadas, que eu só podia ir a pé. Então desisti e deixei pra amanhã. Resolvi mudar de zona e ir ao Marble Temple:


Foi o que mais gostei, porque não tem tantos turistas e fica no meio de um parque que é lindo, com um riozinho, uma paz incrível, tava precisando depois de uma tarde no meio do caos que é Bangkok!

Então finalmente fui ao Shopping Siam Paragon, e fiquei impressionada, é gigante, lindo, totalmente diferente do conceito da cidade, e ao lado tem mais uns 3 ou 4 shopping gigantes. Aí pude ver o lado internacional de Bangkok - muuuito mais internacional do que Porto Alegre, por exemplo. Todas as lojas mais famosas do mundo têm sede aqui. Eu andava no shopping e só via lojas gigantes da Cartier, Chanel, YSL, Bvlgari, Burberry, Prada, Balenciaga e por aí vai... fiquei intimidada até! hahahah Tem uma loja de departamentos gigantesca que se chama B+E Trend, é a coisa mais irresistível do mundo, cada coisa lindaa, mais ainda do que na Austrália. Comprei umas porcariazinhas baratas. Nesse shopping tudo é caro, padrão internacional, mesmos preços. Pra compensar o almoço no Subway (TERRÍVEL - os ingredientes aqui são iguais mas o gosto é totalmente diferente), jantei num restaurante italiano mravilhoso com buffet de massas e pizzas, por 20 dólares. Isso é caro pros padrões tailandeses, mas é porque o restaurante é chique. Só pra vocês terem uma ideia do shopping:


Bom, mais fotos de Bangkok abaixo! Amanhã finalmente Grand Palace e tudo mais que der pra fazer, pois é meu último dia aqui, depois Phuket! Beijos!

Na sacada do hotel em Sukhumvit

Sukhumvit Road - Isso é Bangkok!

Monumento à Democracia


Loha Prasat

Gatiiinhos tailandeses brincando no Loha Prasat - imagina se não perdi um tempo com eles.....

Loha Prasat

Golden Mount

Tuk-tuk!!!

Dentro do topo do Golden Mount



Buda de ouro no Loha Prasat

Vista de Bangkok

Marble Temple

Marble Temple

Dentro do Marble Temple

Jardim do Marble

eu e o dragãozinho hahahaha (me desculpem a falta de conhecimentos sobre o Budismo, ainda quero aprender mais)

Cumprimentando Buda - tem que se ajoelhar e fazer assim com as mãos

Pausa para água nos jardins do Marble Temple

"Please take off yous shoes" é regra por aqui!

Um comentário:

  1. Nati,
    Cada vez que eu entro em teu blog, e mais cultura que assimilo. Nossa, que coisas incriveis e maravilhosas para ver e aprender.
    Estou adorando essa viagem virtual. Pena que já está no finzinho. Eu não tenho mais palavras para descrever a impressão que tudo o isso me causa, mas de uma coisa tenho a certeza, viajar é a uma das melhores coisas a se fazer nessa vida.
    E vai postando, para eu acompanhar passo a passo.
    Saudades, filhota.
    Beijus

    ResponderExcluir